quinta-feira, 26 de julho de 2012

PALESTRA PREPARADA PARA O "DIA DAS AVÓS


Avó Loide: Um exemplo a ser seguido.

II Tm. 1: 5.
Lóide é a única referência nominal que temos na Bíblia à avó, embora saibamos que muitas das mulheres citadas na bíblia foram também avós. Lóide tem seu nome ligado ao seu jovem neto, Timóteo. Pela alusão que o apóstolo Paulo faz a essa mulher, podemos tirar algumas conclusões de sua vida.
Segunda a história, Lóide e sua filha Eunice se converteram a Cristo, por volta do ano 46 a.D, em Listra, durante a primeira viagem missionária de Paulo. Serva fiel a Deus, Lóide viveu refletindo uma fé genuína, o que contribuiu para fortalecer a vida e o futuro ministério de seu neto, Timóteo, Fiel à doutrina verdadeira, Lóide pode ensinar ao neto, com fidelidade, a palavra de Deus (II Tm 3:15), graças à instrumentalidade do Espírito Santo.
Aqui temos um exemplo a ser seguido pelas avós: servir de modelo, de piedade cristã aos filhos e aos netos. Para tanto, é necessário conhecer a Palavra de Deus para transmiti-la com fidelidade não só por palavras, mais, acima de tudo, pelo exemplo. É no lar que se modela o caráter dos filhos e netos, e, nesse particular, Lóide dá-nos um grande e belo exemplo. Evidentemente, as avós gozam de uma oportunidade ímpar, a de ministrar aos netos ensinos que talvez aos pais não seja possível.
Uma geração ensinar à outra geração as grandezas e a lei do Senhor é uma grande bênção (Sl. 45:17) que as avós cristãs, de hoje, têm mais tempo de estar com os netos que os próprios pais. É com o exemplo de vida baseada na Bíblia, que as avós são veículo de orientação espiritual. Afinal, que tipo de instrução devem as avós transmitir aos netos?
Primeiramente, a maior de todas as lições, ou seja, evangelizá-los, levando-os ter sua própria experiência de salvação. Essa é uma ordenança do próprio Deus (Dt. 6:7-8).
Ensine-os a amar a Deus e reconhecer que Ele está no controle de tudo (Jr. 32:17).
Mostre-lhes a importância da Bíblia, leia com eles e ensine-lhes versículos bíblicos. Mas, lembre: o maior de todos os ensinamentos é o exemplo. Netos que vêem a avó constantemente lendo a Bíblia de Deus terão uma lição que jamais olvidarão (Sl. 119:9-10).
Conte-lhes narrativas bíblicas. As crianças são naturalmente atraídas pelas histórias que ouvem, principalmente quando estão sendo ninadas (Sl.78:3-4).
Ore com eles e por eles. Ensine os netos a orar em todas as situações: antes das refeições, ao levantar, ao deitar, em momentos de doença e aflições e também não deixe de ensinar-lhes a agradecer s bênçãos recebidas (Fp. 1:9-11, Cl. 1:9-11).
Cante com eles. Ao chegarem à idade adulta lembrar-se-ão sempre dos hinos e hinetos que a avó costumava cantar e como os tinha afagados no colo (Sl.89:1).
Demonstre a alegria de dar o dízimo de contribuir e ensine-lhes a depositar sua própria oferta no momento do ofertório do culto (Pv. 3:9).
Não esqueça de presentear os netos com a Bíblia, com livros evangélicos, com fitas e vídeos bíblicos e instrutivos (Pv. 3:27)
Por fim, o exemplo. As avós devem ter muito cuidado com o que falam e fazem. O exemplo fala mais alto que qualquer lição que possa ser transmitida, e os netos, acompanham tudo e absorvem muito mais do que se pensa (Sl. 45:17).
As avós que vivem uma vida de piedade, isto é, expressam sua devoção a Deus nas ações pessoais, na igreja, no lar, na vizinhança, no trabalho, na comunidade têm o verdadeiro senso de seu dever para com Deus, nosso Senhor. Assim, agirão elas com sabedoria . o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e com certeza, serão sempre lembradas como ainda hoje nos fala o exemplo de Lóide, de sua fé não fingida.

Maria Anecy Calland Marques Serra

Julho/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário