quinta-feira, 26 de julho de 2012

Jesus, Salvador e Senhor da família

Atos 16.13-15

13 – No dia de sábado, saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar para oração; e, assen-tando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
14 – E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.

15 – Depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entra minha casa e ficai ali. E nos constrangeu a isso.

INTRODUÇÃO

Cada vez mais, as famílias precisam conscientizarem-se de que a solução para todos os problemas e males que afligem os lares, está em Jesus Cristo. Ele é o presente dado por Deus, o Pai. (Jo. 3.16) Queremos nesta lição argumentar e exemplificar que Jesus é e sempre será o Salvador e Senhor das famílias.

I – ARGUMENTAÇÃO BÍBLICA

Mostraremos de modo bem prático, a ênfase que a Escritura Santa dá a este assunto, e que possa servir de entusiasmo e desafio para que nossos lares sejam ganhos para o Senhor Jesus. Veremos isto em dois subtópicos:

1. No Antigo Testamento

A queda de Adão e Eva trouxe conseqüências drásticas para todas as famílias da terra, pois está escrito: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. (Rm 5.12) Entendemos que as famílias são formadas por pessoas espiritualmente mortas, havendo necessidade de salvação. Neste caso não basta, por exemplo, que três dos cinco componentes de um lar se convertam para que tal lar seja de fato cristão, é necessário que os cinco sirvam a Jesus Cristo.

Quando Deus destruiu o mundo com as águas do dilúvio, providenciou a arca (uma figura de Cristo) para a família inteira. (Gn 7.1; Hb 11.7) Todos os seus componentes (oito pessoas) foram salvos. No Egito Deus resgatou o seu povo e para isto ordenou que fosse imolado um cordeiro (outro tipo de Jesus Cristo). A ordem expressa foi: “Um cordeiro para cada família”. (Êx 12.3) O interesse de Deus pelas famílias é visto enfaticamente em Deuteronômio 6.6-8.

2. No Novo testamento

O exemplo de Ananias e Safira (At 5.1-11), deixa claro que há uma unidade na família que tanto pode ser alvo da redenção como também do juízo divino, dependendo apenas da atitude da própria família.

A Bíblia é a Palavra de Deus dirigida às famílias tratando com cada componente do lar de forma individualizada: “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos…”, “Vós, maridos, amai vossas mulheres…”, “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais…” (Efésios 5.22;25; 6.1). Outra vez podemos ver o cuidado do Senhor com os lares: “Eu vos escrevi, pais… eu vos escrevi, jovens…” (1 Jo 2.14).

Este é um momento de reflexão: Como está o seu lar? Você pode considerá-lo cristão? Jesus Cristo é o Salvador e Senhor do seu lar?

II – EXEMPLOS BÍBLICOS

São muitos os exemplos registrados nas Sagradas Escrituras que mostram Jesus entrando nos lares e tornando-se Salvador e Senhor das famílias. Nesta lição veremos apenas cinco exemplos:

1. Um lar em busca de direção (At. 10.24-26)

Cornélio era um centurião romano, que orou incessantemente,

pedindo a Deus a direção para a sua vida e para os seus familiares (At 10.1,2). Foi ouvido quanto ao que pedia, deixando para nós hoje, um maravilhoso exemplo

a)   Cornélio estava atento para ouvir a Palavra do Senhor (At. 10.33). A receptividade à voz de Deus é o princípio para a entrada da felicidade em nossos lares;

b)  Sem receio entregou o seu lar à descoberta da verdade de Deus (At. 10.24);

c)  Não teve receio de firmar compromisso com Deus para si e para todo o seu lar.

2. Um lar em busca de solução (Lc. 8.40-42; 49-56)

Nossos lares constantemente passam por situações difíceis.

Algumas vezes são problemas insolúveis, ai então precisamos fazer como Jairo: Decidiu buscar em Jesus a solução para o seu problema, e ficou confiando em Jesus até recebê-la.

3. Um lar em busca de libertação (At. 16.30-34)

Para que o nosso lar seja de fato cristão e para que Cristo seja o Salvador e Senhor da nossa família, devemos seguir os exemplos do carcereiro:

a) Espiritualmente falando, o carcereiro estava tão preso quanto os encarcerados que ouviam Paulo e Silas. Ele e a sua família precisavam de libertação, por isso creu no Senhor Jesus e foram salvos (At. 16.31). Somente quando o evangelho entrou naquele lar é que a alegria chegou. (At. 16.33,34)

4. Um lar em busca de salvação (Lc. 19.5,9)

A riqueza sem Jesus não traz felicidade completa. Zaqueu a despeito de seu bem sucedido “negócio”, era infeliz com todo o seu lar. A sua história mudou quando Jesus entrou na sua casa e proporcionou salvação para si e para a sua família.

5. Um lar com as portas abertas para Jesus (At. 16.13-15)

Lídia  encontrou  algo  de  grande  valor,  e  a  sua  primeira  providência foi levar o achado para a sua família. Abriu o coração para a Palavra de Deus e permitiu que toda a sua casa fosse batizada. O que é que você tem levado para dentro do seu lar para oferecer a sua família? Lídia levou Jesus, façamos o mesmo.

Se você quer experimentar Jesus mudar o seu lar, abra-se para Ele, sem medo, ouça o que Ele tem para lhe dizer, siga os seus conselhos (At. 10.36,43).

CONCLUSÃO

Esta lição deve servir de estímulo para que busquemos em Jesus a salvação para os nossos lares. Ele quer entrar no nosso lar, na vida de cada componente da nossa família e efetuar grande transformação como fez em Caná. (Jo. 2)

1. O seu lar é um lar cristão?

2. Você tem dado primazia para Jesus dentro do seu lar?

3. Jesus é Senhor da sua vida, da vida do seus familiares e dos seus bens?

Fonte: Missão Aupe

Nenhum comentário:

Postar um comentário